2 de nov. de 2013

SENHORES QUE SERVEM



“Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: Sabeis o que vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós.” João 13:12-15

Nossa concepção de liderança, de chefia está no fato de mandar. Separamos o que serve e o que é servido e denominamos da seguinte maneira: o que serve é o “pião”, o empregado, o que rala; e o que é servido é o “bambambã”, o chefe, o senhor.

Estudamos muito, fazemos faculdade, mestrado, doutorado para um dia ser o chefe, para um dia poder ter o gosto de manda, de exigir algo e ser atendido, de ter muitos ao seu favor. Será que gastaríamos todo esse tempo em estudos simplesmente para sermos servos? 

Outros tantos depois te um certo tempo de empresa pedem conta pois não foram promovidos. Depois de tanto tempo, não conseguir mandar em nada e em ninguém, pelo contrário, só ser mandado, nos causam frustações, sentimento de impotência, tristeza. Precisamos de alto afirmação, precisamos ter autoridade, não queremos e nem estamos dispostos a servir os outros.

Mas, numa certa ocasião, Jesus depois de ter terminado sua refeição com seus discípulos, ele, sendo Mestre e Senhor, se levanta, pega uma bacia com água e uma toalha e começa a lavar os pés dos seus subordinados”. Como? Um chefe passando pela humilhação lavando os pés de seus funcionários? Um rico lavando os pés de um pobre? Um rei lavando os pés de seus súditos? Um Deus lavando os pés de seus adoradores? Isso não faz sentido...

E é por isso que Pedro olhando aquele gesto do Mestre não permitiu que ele se humilhasse a tal ponto de se curvar e lavar seus pés. Quem sabe Pedro não só tentou poupar Jesus daquele ato de humildade, como também Pedro não estava preparado para se formar na escola de Jesus e descobrir que iria servir e não ser servido.

Jesus ensina que não é errado ser servido, mas só poderá ser senhor aquele que aprendeu a servir, pois, não são coisas opostas o servir e ser servido, mas caminham sempre juntas. Um grande líder na empresa, um grande chefe no trabalho, um grande pai dentro de casa são aqueles que aprenderam exercer sua autoridade e respeito no ato de servir os seus. Isso nos faz repensar o conceito de ser senhor e servo.  


Miquéias de Castro


0 comentários: