20 de dez. de 2010

MISSÃO



"Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas, nem todos obedeceram ao evangelho..." Romanos 10.16



Fiquei pensando no texto do evangelista João 20.21 “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio a vós” e como o grande pregador Jhon Stott interpretou esse texto. Nunca havia parado para refletir na profundidade das palavras de Jesus relatadas por João como sendo uma forma de evangelização: ser como Cristo foi na integralidade da Missão.

Uma Missão Integral não é bem o que a Igreja de Jesus tem vivido há muito tempo. Não sabemos sair do conforto pessoal e nos “baixar”, se é que já estivemos em lugares altos, até o pobre, o bêbado, o necessitado, a mulher impura. Nossa missão é hoje permanecermos nos gabinetes pastorais com ar condicionado, belos estofados e quando chegamos a atender alguém, essa pessoa já teve que esperar na fila de uma agenda lotada de um pastor ou líder que tem muitos afazeres e quando sobra tempo, essa sobra é lançada aos “cachorrinhos”. Será que estaríamos dispostos a deixar todas as bênçãos para trás e seguirmos a Jesus? Mas seguir a Cristo no sentido mais amplo e completo da palavra.

Jesus foi enviado por Deus para deixar sua Glória, descer a nosso nível, sentir nossas dores, e se fazer um de nós. Isso é Missão Integral, isso é o que Cristo requer de nós como imitadores, como Ele mesmo disse: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo "(Lucas, 14, 25 a 27).

Não assumir a Cruz de Cristo que é nossa Missão jamais poderemos ser seus imitadores e assim a ordem da Grande Comissão é desobedecida. Missão Integral é a missão que precisa estar nos meus atos sim, mas também no meu coração, na minha mente, na minha alma.

Se ela não fizer parte da minha vida como sendo fundamental, indispensável e sem a qual não posso viver então não sei o que é ser cristão, imitador de Cristo, um discípulo.

Miquéias Castro

0 comentários: