10 de nov. de 2013

GENEROSIDADE



O PRINCÍPIO BÍBLICO DA GENEROSIDADE
Texto: 2 Co 8.19.6-15

O tempo hoje em dia passa rápido demais, temos um cotidiano agitado num frenesi alucinante, cheio de obrigações, deveres e quase nada sobra para cuidar de nós, de nossas famílias e das outras pessoas.
No meio de tudo isso, onde fica a generosidade? E o que é generosidade?

- Generosidade não está ligado a ter ou não bens materiais.
·         Paulo fala dos irmãos da Macedônia que eram extremamente pobres mas contribuíam com generosidade (8.2) e era para eles voluntários (8.3) e pediam para participar das doações aos santos (8.3)
·         Outro exemplo disso é o de Cristo que se tornou pobre e pela sua pobreza nos foi generoso (8.9)

- Generosidade faz parte da vida cristã.
·         Paulo fala a igreja de Coríntios que eles eram superabundantes na fé, na palavra, na sabedoria, mas precisavam aprender a ser abundantes na graça da generosidade. (8.7)
- Generosidade é questão de amor sincero
·         Paulo diz que generosidade não pode ser encarado como obrigação, peso, mandamento, mas sim por amor. Quem ama cuida, como dizia Peninha na música sozinho (8.8)

- Generosidade é questão de justiça social
·         Paulo ensina a igreja de Coríntios que a doação generosa, que a ajuda aos necessitados traz justiça e igualdade social. (8.14 e 15 devem ser lidos) Sermão do Monte: Bem aventurado os que tem fome e sede de justiça pois serão fartos. (Mt 5)

- Generosidade é questão sim de quantidade
·         Paulo não está interessado em números, em dividendos, mas sim em proporção. Ele não está ensinando que quanto mais você tiver mais poderá dar e assim mais poderá ganhar. Se fosse assim a desigualdade social que já falamos estaria em conformidade com o ensinamento do apostolo. Mas, Paulo está dizendo que independente do que você é ou tenha, se você for generoso, também generoso será Deus para com você. (9.6)

- Generosidade é questão de alegria e voluntariedade
·         Paulo exorta os irmãos de Coríntios a contribuir segundo tiver proposto o coração (9.7 ler esse) e com alegria. Isso não dá vazão ao entendimento errado que o coração é quem dita as ordens. Isso Paulo explica no cap 8.5 que nosso coração será movido pela vontade de Deus.

- Generosidade é matemática estranha (divina)
·         Prosperidade é questão de ter mais para doar cada vez mais e não ter mais para ajuntar cada vez mais. (9.8-12)

- Generosidade é questão de dom

·         Vou falar uma coisa, mas talvez você assuste: Riqueza é questão de dom de Deus e não maldição. (9.15)



Miquéias de Castro

0 comentários: