OLHAR PROFUNDO
"Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons." Provérbio 15.3
Não é possível mais ver nosso mundo se não for através das lentes. Não é à toa que que programas como BBB, A Fazenda e outros Reality shows têm brigado pela audiência dos telespectadores. Gostamos de saber da privacidade alheia, gostamos de saber mais a fundo, interferir, julgar, manipular os participantes.
Todos somos observados. E não somente por curiosidade, mas porque também ninguém é mais digno de confiança.
A Bíblia diz que: "Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios... " Mc 7.21. Conseguimos burlar o modo o qual as pessoas nos vêem, enganamos as lentes que não podem enxergar os nossos sentimentos, nossos nossos sonhos, projetos, nossos medos, nossos defeitos. Maquiamos, disfarçamo-nos para não sermos conhecidos. Fingimos intimidade sem se quer saber qual o significado e a profundidade de ser íntimo.
Vivemos uma farsa, nossos amigos já não sabem mais quem somos, à nossa família não é permitida a entrada nos nossos esconderijos. Tentamos e conseguimos esconder tudo de todos, menos de Deus.
O Salmo 139.1-4 diz: "Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos caminhos. Ainda a palavra não me chegou a língua e tu, Senhor, já a conhece toda".
Mas, diferente de todos outros olhos e lentes que nos assediam e cruelmente nos julgam fracos amedrontando-nos e faze-nos esconder em nossas cavernas escuras, repletas de nós mesmos, os olhos de Deus nos acha e nos desnuda não para criticar-nos e sim para amar-nos de uma forma incondicional, incondicional a tal ponto de nos conhecer, saber dos nossos erros e defeitos e mesmo assim nos ama.
Miquéias de Castro
0 comentários: