5 de mai. de 2012

Grande Valor


Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? Lucas 15:8

Neste texto de Lucas, Jesus conta uma parábola na qual todo homem e mulher que tiver dez coisas de valor e perder um, não se contentarão com as nove restantes, antes procurará a décima, pois nenhuma pode se perder. E com essa parábola ele compara cada um dos seus filhos que se arrepende e volta para ele.
Ao ler este texto da Bíblia, meus olhos rapidamente captam detalhes que faz todo o sentido para o mês de maio. É como se saltasse, feito imagem 3D, coisas que até então ainda não havia percebido. Para você poder entender a relação que fiz deste texto ao mês da família, quero destacar: dracma perdida, casa, busca, acha.
Dracma é igual a coisa valiosa e casa é igual a lar, família. Nos lares hoje tem se perdido o que é de mais valioso, tem se perdido, o amor, a cumplicidade, o respeito, a amizade e junto com esses muitos outros valores preciosos que regem toda a família feliz.
Mãe entristecida com a falta de amor e reconhecimento dos filhos, pai que abandonou o lar, filhos rebeldes influenciados pelos vícios, pela mídia, pelos amigos. Ou, de outro lado, mãe que abandona, filhos que nunca ouviram uma declaração de amor dos pais.
Princípios e valores que sustentam nossas famílias estão sendo deixados e nossas famílias estão morrendo. A Bíblia ensina aos pais: “beijai os filhos para que não se enfureçam” Sl 2.12  outro que diz: “...pais não provoqueis a ira em vossos filhos” Ef 6.4, e entre muita outras orientações que quero chamar de dracma ou valores para uma família feliz, Deus nos ensina, na Bíblia, o seguinte: “Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo” Cl 3:18-21.
Faça como a mulher do texto, quando percebeu que dentro da sua casa se perderam valores inestimáveis como o amor, o respeito. Busque, busque o bastante até encontrar. Mas busque com quem pode te ajudar: Deus, aquele que não só criou a família para ser feliz como também pode trazer a felicidade de volta para aquelas que perderam.

Miquéias Castro

0 comentários: