LABIRINTO DA FÉ
"Creio! Ajuda-me na minha falta de fé." Mc 9.24
Diante de uma sociedade com tantas sabedorias, conceitos e de grande complexidade e diversidade no que diz respeito a crenças, como é fácil nos perdermos pelo caminho. Não sabemos mais crer... E em que crer? Por que crer?
Não queremos mais crer... Acreditar causa frustrações, tristezas, dor. Sei que é esse medo que impede muitos de ter fé. Medo de esperar algo que nunca virá, medo de confiar depois de tantas traições, medo de confiar em ilusões, medo da Fé... E esse medo reportamos do mundo físico e palpável para um mundo lindo, "mágico" e incrivelmente real - o mundo espiritual. Se o que eu posso tocar, intervir, modificar que é o mundo físico, e nesse não consigo crer, como crer em algo aparentemente inacessível mundo espiritual, a fé em Deus.
É aí que nos deixamos veredar pela concepção de uma idéia insustentável de que podemos viver sem Fé. Essa é a única crença que sustentamos. Mas como viver se Fé?
O Evangelho de Marcos relata um dialogo entre o maior de todos os mestres e sábios de todos os tempos - Jesus - e um pai aflito que num ato de desespero implora: "se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos." e a resposta daquele grande mestre foi: "tudo é possível ao que crer."
Podemos não mais confiar nos homens, nos governantes, em nós mesmos, mas em Deus devemos depositar toda nossa Fé, pois é ele que tem cuidado de nós. A Fé em Deus nos leva a caminhar nas alturas, andar sobre as águas e experimentar a mais agradável sensação de estar seguro ser guiado por Deus fora desse labirinto de nossas almas.
Miquéias Castro
0 comentários: