7 de out. de 2012

Restauro



“Restaura, SENHOR, a nossa Sorte, como as torrentes do Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltarão com júbilo, trazendo os seus feixes." Salmo 126.

Este é um Salmo bíblico que nos descreve, de uma forma clara e simples, a ação de Deus em nós. O Neguebe era um deserto no qual uma vez por ano acontecia um milagre.

Deserto, como todos sabem, é um lugar extremamente desconfortável, agressivo e mortal. O deserto está rodeado de perigos, o sol é escaldante, não existem sombras, não se encontra água e muito menos alimento. A Bíblia nos diz que o deserto era lugar onde muitos ladrões e assassinos estavam à espreita para saquear e matar quem passasse por lá. Também é um lugar de solidão.

Este era o lugar que o escritor do Salmo 26 se encontrava. Não que ele se achasse num deserto literal, mas no deserto da alma, aquele que conhecemos muito bem, aquele que por muitas vezes nos encontramos e não sabemos como sair.

Comparar nosso sofrimento a um deserto é nos fazer entender que pior do que enfrentar problemas, lutas, tristezas é sentir que chegamos ao fundo do posso, que não tem mais saída, que não existe mais esperança de melhorar.

Se encontrar num deserto, era ter convicção de que a morte estava por perto, era ter a certeza de não haver solução, escape. Mas, no deserto do Neguebe, uma vez por ano Deus mudava todo aquele quadro de morte para vida, de desespero para esperança. Uma vez por ano as chuvas faziam correr pelas areias do Neguebe um rio farto, largo, o qual trazia junto a ele vida para aquele lugar. Plantas brotavam, animais vinham saciar sua sede e se abrigarem nas sobras das árvores. O ciclo de perigo e morte havia passado. Um milagre aconteceu!

A forma poética do salmista escrever esse Salmo, revela-nos o poder de Deus em transformar as maldições em bênção, o choro em alegria, a escassez e fartura, o problema em solução, o medo em esperança.

A mensagem deste Salmo é para não desistirmos de lutar, não desistirmos de crer. Aqueles que saem chorando, mas nunca deixa de crer, de esperar por um milagre, seu retorno será de alegria trazendo as mãos cheias de bênçãos, frutos da Graça e da Misericórdia de Deus. Não importa o quão árido possa ser o deserto que você tenha que passar, Deus pode restaurar a tua sorte.      


Miquéias de Castro

0 comentários: